Sete municípios do Piauí registraram a maiores temperaturas do país na segunda-feira (21). Em relação à umidade relativa do ar, Bom Jesus foi o município com o menor índice do país, com apenas 14%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, entre as 20 cidades com as maiores temperaturas, estão sete do Piauí. Oeiras registrou 41°C, ficando em terceiro lugar no país perdendo apenas para Balsas com 41.3°C e Carolina com 41.1°C, ambas no Maranhão.
O Instituto informou que até o dia 28 de agosto a previsão é de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.
Já o Climatempo informou que o país enfrenta uma onda de calor, devido a uma grande massa de ar quente e seco que ganha força sobre o Brasil e deve fazer o mês de agosto registrar temperaturas mais altas.
O climatologista Werton Costa disse que essa onda de calor é normal e que deve afetar principalmente o Sul do Estado “Na verdade, segundo a previsão da Clima Tempo, essa suposta onda de calor atinge o extremo Sul do Piauí. Independente do termo que utilizem, é normal neste período do ano ter bolhas de calor no Sul, principalmente na faixa do Cerrado”, informou.
Cidades do Piauí na lista com as maiores temperaturas:
Além de altas temperaturas, também estão sendo registradas baixas umidades relativas o ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível considerado o ideal vai de 60 a 80%.
A cidade piauiense de Bom Jesus foi a que registrou a menor umidade relativa do ar do país com 14%.Também aparecem na lista as cidade de Alvorada do Gurguéia, Gilbués, Oeiras e Paulistana com 15%, além de São Raimundo Nonato com 16%, Canto do Buriti e São João do Piauí com 17%.
Mín. 19° Máx. 36°