Nesta quarta-feira, 23 de agosto, no Centro Administrativo Francisco Cruz, em Bom Jesus do Piauí, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC e o Ministério Público do Trabalho do Piauí - MPT-PI lançaram o Programa Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno e treinaram a Rede Socioassistencial bem como Organizações da Sociedade Civil ao Fluxo de Atendimento às Vítimas do Trabalho Escravo Contemporâneo.
Segundo a coordenação do evento, os palestrantes abordaram sobre identificação e como a rede de apoio a trabalhadores resgatados pode funcionar no município de Bom Jesus do Piauí.
O município de Bom Jesus se enquadra em índices de tráfico de pessoas para fins de mão de obra escrava em outros estados bem como com práticas escravagistas no município.
Houve a participação de representantes da Prefeitura, Assistência Social, OAB Seccional de Bom Jesus, Procuradores Regionais do Trabalho de Bom Jesus, Teresina e representantes do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais.
"A importância de se trazer o debate para os municípios com focos desta problemática é para que ocorra uma rede de atendimento que trabalhe na inserção de políticas sociais e públicas com entes municipais ", frisa o procurador-regional do trabalho do MPT-PI, Edno Moura.
A presidenta do STR de Bom Jesus, Maria Fátima (Marico) esclarece que a procura de trabalhadores para estas alternativas criminosas são constantes na região.
"O sindicato recebe trabalhadores de toda região de Bom Jesus com esta situação desumana e estamos alerta para orientar os trabalhadores a não caírem em falsas promessas de trabalho.
De acordo com os entes municipais, houve a interlocução de um caso onde um jovem de 18 anos foi encaminhado para a rede e onde recebeu apoio psicossocial do Centro de Referência Especializada da Assistência Social - CREAS, direcionando a programas sociais e trabalho.
Segundo a Gerência de Combate ao Trabalho Escravo da SASC é preciso que haja a interlocução com a Procuradoria Regional do Trabalho de Bom Jesus e Assistência Social no atendimento às vítimas.
O evento foi bastante favorável para fortalecer a rede e criar alternativas aos trabalhadores resgatados às políticas sociais e de qualificação profissional.
Mín. 21° Máx. 43°