O crime ocorreu na madrugada do dia 27 de dezembro de 2022, na residência de Manoel Martins, que morreu em decorrência dos ferimentos e Abraão Fonseca, mesmo ferido, conseguiu fugir e foi socorrido por vizinhos.
O Conselho de Sentença decidiu, por maioria, julgar José Carlos como culpado pelos crimes praticados por motivo fútil. A magistrada fixou a pena em 56 anos de reclusão.
O crime
Conforme as investigações, as vítimas estavam em casa dormindo quando por volta das 1h da manhã de 27 de dezembro de 2022 Jose Carlos chegou à residência pilotando uma motocicleta. Ele estacionou, chamou o idoso e logo em seguida foi entrando na casa.
Manoel Martins, de 78 anos, veio de encontro à José Carlos que, já com a faca em punho, golpeou três vezes o idoso atingindo seu pescoço, braço e costas. A causa da sua morte foi hemorragia interna por causa dos ferimentos.
Ao ouvir os gritos do pai, Abraão veio com o intuito de fazer parar as agressões contra Manoel, mas José Carlos se voltou contra a segunda vítima e o agrediu com golpes de faca na região do pescoço e na mão direita o que demonstra que o filho tentou se defender do ataque e ao se virar ainda foi lesionado nas costas e no ombro.
Segundo o MPPI, a tentativa de homicídio só não se consumou porque Abraão conseguiu correr para fora de casa e pedir ajuda para os vizinhos.