A primeira semana de setembro, que marca o início do período conhecido como BRO-Ó-BRO, será de temperaturas elevadas no Piauí. Segundo Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os termômetros podem atingir cerca de 40°C, com previsão de uma onda de calor.
“Alguns sistemas internacionais de previsão do tempo indicam um aumento significativo nas temperaturas para o Piauí, especialmente na região que faz divisa com o Maranhão. Embora o Instituto Nacional de Meteorologia ainda não tenha confirmado oficialmente que o estado será afetado por essa onda de calor, os modelos sugerem que veremos temperaturas na casa dos 40°C nesta semana”, explicou Sara Cardoso.
A coordenadora também fez um balanço sobre o restante do ano e alertou para a irregularidade das chuvas nos próximos meses.
“Teremos alterações importantes nos ventos, o que tem dificultado o combate aos incêndios florestais. Setembro será um mês de muito calor, com temperaturas chegando a 40°C ou mais. Há previsão de chuvas no sul do estado em outubro e um aumento na precipitação na porção central do Piauí em novembro. No entanto, os modelos indicam que essas chuvas serão irregulares e abaixo da média”, concluiu a climatologista.
Mín. 19° Máx. 36°