A venda e a compra de bebida alcoólica está proibida nos dias 05 e 06 de outubro, em todo o Piauí, em virtude das Eleições 2024. A portaria da Secretaria de Segurança Pública foi publicada nesta sexta-feira (27) e traz os detalhes da medida.
A decisão atinge bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares e locais públicos. A medida é válida a partir das 18h do dia 05 de outubro às 18h do dia 06 de outubro, data em que será realizado o primeiro turno das eleições deste ano.
A portaria é assinada pelo secretário de Segurança Chico Lucas. Ele já havia adiantado, durante reuniões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), que caso o tribunal julgasse necessário, a Secretaria de Segurança não se furtaria de adotar a medida.
A tensão política em torno do pleito em alguns municípios levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a autorizar a atuação do Exército Brasileiro em 170 municípios do Estado. Mais de cinco mil militares atuarão no Piauí durante o primeiro turno do pleito.
Ao todo serão 12 áreas de atuação, cada área de atuação vai ser um comando de organização militar e toda essa coordenação será comandado pelo general Medeiros.
De acordo com o TSE, o objetivo será garantir que o processo eleitoral transcorra de forma tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral.
As tropas federais se juntaram a unidades estaduais que atuarão no interior do Piauí, segundo a secretaria de segurança mais de 6.500 policiais militares serão mobilizados para atuar no policiamento que cobrirá os 3.560 locais de votação distribuídos por todo o estado.
Confira a portaria
Mín. 23° Máx. 37°