Pouco mais de 12 mil contribuintes do Piauí caíram na malha fina da Receita Federal e terão que corrigir informações no sistema da receita. Em todo o país, mais de 1,4 milhão de declarações foram retidas pela receita.
Para verificar se sua declaração está nesta situação, o contribuinte deve consultar a situação da sua declaração no aplicativo "Meu Imposto de Renda". Lá é possível consultar as pendências de cada contribuinte.
Para ter acesso, o usuário deve informar ou o certificado digital (se tiver um), o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Caso o contribuinte seja intimado ou notificado (em alguns caso) pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração.
Segundo a Receita, os principais motivos de retenção em malha em 2024 são:
A Receita começou a enviar correspondências aos contribuintes com declarações na malha fina. O contribuinte terá a oportunidade de retificar sua declaração. Caso não o faça, poderá ser notificado ou até intimado:
Confira a seguir os links oficiais para ter acesso a sua regularização do IRPF:
Receita Federal do Brasil (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br);
Meu imposto de renda (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda);
Manual da Malha Fina (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal);
Manual da notificação da RF (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal/notificacao);
Manual da intimação da RF (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal/intimacao).
Mín. 23° Máx. 37°