Devido ao calor, costumam dizer que há um sol para cada um no Piauí. Em Campo Maior, a 84 km de Teresina, uma moradora registrou dois deles na tarde da segunda-feira (14). Na verdade, o fenômeno dos "dois sóis" se trata de uma refração óptica.
“É um exemplo de refração quando enchemos um copo de vidro com água e colocamos um lápis dentro do copo. Olhando para esse lápis através da lateral do copo, parece que ele está quebrado. A água age como um meio restringente e altera características da imagem”, explica Victor Ávila, coordenador de física dos Colégios Matriz Educação.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o evento é relativamente comum e pode ter sido causado pela fumaça de queimadas.
"Se trata de uma refração óptica que ocorre quando a atmosfera muda seus padrões, por isso deu a impressão dos dois sóis quando visto de baixo para cima. É comum que aconteça quando alteramos a atmosfera com partículas, como a fumaça, por exemplo", explicou a climatologista.
Mín. 16° Máx. 35°