Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
No Piauí, a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) preparou um cronograma de comemoração durante todo o mês de novembro.
Essa semana, no dia 20, acontece a Festa da Alforria no Quilombo Olho D’água dos Negros. A Festa da Consciência Negra, na sede do Memorial Esperança Garcia, na Avenida Miguel Rosa, próximo ao Corpo de Bombeiros. Este ano completará 39 anos e é uma realização do Grupo Cultural Coisa de Nego.
Nos dias 21 e 22, será realizado o Encontro de Juventude Negra Viva, momento onde haverá a discussão das políticas de juventude e as estratégias para permanência de suas vidas.
No dia 23, ocorrerá a Festa no Quilombo Marinheiro, com a participação das comunidades Vaquejador e Sussuarana, na cidade de Piripiri, celebrando um Festival de Cultura com comidas típicas, dentre outras atividades, que também ocorrerão nas comunidades Potes, em São João da Varjota, em comunidades no município de Isaias Coelho, na comunidade Quizomba, em São João do Piauí.
Dia 24, no Quilombo Mimbó, em Amarante, haverá a Festa da Beleza Negra e encerrando a programação, dia 29, ocorrerá o Circuito de Reggae, com a presença do cantor Eek-A-Mouse.
Mín. 21° Máx. 33°