Na manhã desta Quinta-feira (28), foi realizada uma reunião no plenário da câmara municipal de vereadores, com os secretários municipais, prefeito Nestor Elvas, autoridades, imprensa, agentes de Combate às Endemias, agentes Comunitárias de Saúde e Coordenação de Vigilância sanitária de Bom Jesus. O objetivo da reunião foi realizar um planejamento estratégico para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Foram discutidas as ações de enfrentamento ao mosquito durante o período de chuva, onde há indicadores do aumento do número de focos do Aedes aegypti.
Foram estabelecidas diretrizes e ações concretas visando à conscientização da população, prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Durante o encontro, foram discutidas e definidas as estratégias, com o propósito de intensificar e eliminar focos do mosquito.
"A participação ativa da comunidade é fundamental nesse processo, ressaltando a importância de cada cidadão na eliminação de recipientes com água parada em suas residências. Vamos intensificar os mutirões de limpeza, que a Prefeitura tem realizado em todos os bairros da cidade, dentre outras ações que teremos, como visitação dos agentes de edemias, carro fumacê, dentre outras. Precisamos da colaboração de todos os moradores no combate ao mosquito da dengue. Todos podem ser parceiros na luta contra este mal, bastando apenas evitar o acúmulo de água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito. É importante ainda que se procure a unidade de saúde mais próxima nos primeiros sintomas da dengue, tais como febre alta com dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e dor nas articulações." Disse o secretário de Saúde, Kepler Miranda.
Mín. 21° Máx. 33°