A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito, em parceria com o Comando de Trânsito da Polícia Militar (PMPI), lança na tarde desta quarta-feira (4) a Operação Rota Segura. A solenidade ocorre no estacionamento da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, em Teresina.
A operação tem como objetivo coibir infrações graves no trânsito, como a condução por pessoas não habilitadas, embriaguez ao volante, falta de uso do capacete e cinto de segurança, além de combater manobras perigosas, como o “grau”.
Os locais das blitzes serão definidos com base em análises detalhadas de dados sobre acidentes e infrações, priorizando áreas críticas da capital e de outros municípios do Piauí.
“Vamos intensificar a fiscalização e fechar o cerco contra quem insiste em beber e dirigir. De janeiro a setembro, registramos 719 mortes no trânsito, das quais mais de 600 eram homens jovens, sendo que um terço dessas vítimas estavam envolvidas com álcool. Além disso, 73% das pessoas que morreram ou causaram acidentes fatais não possuíam habilitação”, destacou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI.
Foto: Ascom/Strans
A operação contará com uma estrutura composta por vans, que funcionará como base móvel de operações, viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal, além de etilômetros para detectar embriaguez e medidores de barulho (decibelímetros) para controlar o som excessivo dos veículos. Também será utilizado um sistema de comunicação integrado, que permitirá a troca de informações em tempo real entre as equipes.
“A montagem das blitzen envolverá o posicionamento dos veículos e a instalação de sinalização adequada. Durante a operação, os veículos serão abordados para verificação de documentos, caso necessário, será realizado testes de etilômetro e inspeção quanto ao uso de capacetes. Manobras perigosas também serão fiscalizadas”, acrescentou Fernando Aragão.
Ainda de acordo com Fernando Aragão, a operação será realizada ao longo de todo o ano, com foco em Teresina e em municípios com altos índices de acidentes. “Sabemos que nesse período aumenta o fluxo de pessoas nas estradas, especialmente em períodos de férias, quando o consumo de álcool também cresce. Nossa meta é intensificar as fiscalizações e prevenir tragédias no trânsito”, concluiu.
A operação visa promover uma cultura de respeito às normas de trânsito, assegurando mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres.
Mín. 21° Máx. 32°