O governador Rafael Fonteles (PT) conseguiu bater o martelo e finalizou sua minireforma após dialogar com vários partidos, avaliar as metas cumpridas e definir prioridades para 2025 e 2026.
O Cidadeverde.com conversou com lideranças, ligadas ao Palácio de Karnak, que confirmaram que haverão mudanças em secretárias importantes do governo.
Há diálogos para alterações na Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), Turismo e Cultura.
Nos bastidores, é dada como certa a Semarh ser comandada por Felipe Araújo, da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi). Com a saída de Felipe, assumirá Marcelo Janoti, que é diretor da Badespi e irá comandar a pasta.
Daniel Oliveira, que gerenciou a Semarh, foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Turismo e aceitou o desafio.
A Secretaria Estadual de Cultura, que é comandada por Ingrid Pereira, terá novo gestor e será Rodrigo Amorim, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A indicação do cargo permanece com o deputado estadual Fábio Novo (PT).
Regina Sousa permanece
No ano passado, a secretária Regina Sousa, da Sasc (Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos) comunicou o governador que pretendia sair da pasta, no entanto, em conversa recente Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias convenceram Regina a permanecer no cargo, considerado uma pasta estratégica para o PT com 39 gerências, 17 diretorias e seis superintendências.
A Coordenadoria de Comunicação Social pode ter alterações, mas o governador ainda está definindo junto com o jornalista Mussoline Guedes e o secretário de Governo Marcelo Noleto. Já houveu conversas entre os três, Rafael, Mussoline e Noleto e estão fechando o novo formato. A ideia do governador é fortalecer as redes sociais, ferramenta que tem ajudado a levar mensagens do governo até os piauienses. A proposta é de voltar a ser Secretaria de Comunicação.
O governador tem reafirmado que as mudanças são pontuais, visando incrementar as pastas estratégicas e contemplar os aliados após as eleições municipais, em que o PT registrou derrotas nos maiores colégios eleitorais do estado.
Rafael Fonteles deverá anunciar as mudanças através do seu Twitter. Ele está em viagem a Salvador onde cumpre agenda do Consórcio Nordeste e deve permanecer no estado baiano até o carnaval.
Mín. 22° Máx. 37°