Uma pressão feita com a boca na região do pescoço causou uma lesão na artéria carótida, que é responsável por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o cérebro. Médicos explicam que chupão e outras atividades do dia a dia também podem ocasionar esse tipo de lesão.
Nesse período tem pessoas que se entregam a beijos e carinhos mais intensos. Mas, um gesto aparentemente inofensivo pode trazer riscos à saúde. Segundo relatos médicos, foi apontado que a pressão exercida por um chupão no pescoço pode causar lesões que podem levar a um acidente vascular cerebral (AVC).
Médicos da Nova Zelândia publicaram um relato em uma revista científica sobre um caso de uma paciente de 44 anos que chegou ao hospital depois de apresentar fraqueza e, em seguida, evoluiu com a perda de movimento no braço direito. Ao realizarem os exames, os médicos perceberam que ela tinha sinais de AVC. E o motivo: um chupão que ela tinha no pescoço. Esse caso não é o único: teve um caso de uma mulher de 35 anos, na Dinamarca, que foi socorrida às pressas em meio a um AVC. O diagnóstico: ele foi causado por um chupão que ela havia levado no pescoço 12 horas antes.
Especialistas explicam é que a pressão feita com a boca na região do pescoço causou uma lesão na artéria carótida, responsável por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o cérebro. O médico neurologista Felipe Aydar Sandoval explica que o nome técnico desse tipo de lesão é dissecção da artéria carótida, que é uma ruptura na parede da artéria, podendo causar sangramento e reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Mín. 22° Máx. 37°