Um jovem chamado Jorge Luís do Santos, de 28 anos, foi preso ao apresentar documentos falsos para tentar retirar o registro de médico no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). A prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (25), na sede do órgão, no bairro Piçarra, Zona Sul de Teresina.
Segundo o CRM-PI, o jovem fez um cadastro online para solicitar o registro e apresentou diversos documentos pessoais, além de histórico escolar e diploma de bacharelado em medicina emitidos por uma faculdade particular de Teresina. Uma das fases do processo, no entanto, é a apresentação do diploma de maneira presencial, diretamente na sede do órgão.
"Nós verificamos todos os documentos. Esse processo, ele é feito de maneira criteriosa. Ele chegou até aqui e fizemos o procedimento padrão. É muito grave registrar um diploma falso. Não podemos autorizar o exercício de medicina a uma pessoa que não tem formação acadêmica", informou João Moura Fé, presidente do CRM-PI.
Ao g1, a Polícia Federal informou que foi acionada pelo CRM-PI e que o suspeito já havia tentado obter o registro no Conselho Regional de Medicina do Maranhão em dezembro de 2024, com o mesmo diploma falso, contudo não havia retornado para apresentar os demais documentos necessários.
O homem foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal no Piauí. Ele pode responder por falsidade ideológica.
Mín. 21° Máx. 36°