Uma nova operação de combate ao desmatamento irregular aplicou R$ 4 milhões em multas nos municípios de Bom Jesus e Currais, no Sul do Piauí. Ao todo, entre os dias 19 e 23 de maio, foram identificados 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização — o equivalente a cerca de 3,7 mil campos de futebol.
Os quatro municípios do Brasil que tiveram os maiores aumentos proporcionais no número de área desmatada em 2024 estão no Piauí. São eles: Canto do Buriti, Jerumenha, Currais e Sebastião Leal. Segundo dados divulgados pela rede MapBiomas no dia 15 de maio, só em um imóvel rural, foram desmatados 13.628 hectares em três meses - o equivalente a seis hectares por hora.
A nova edição do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD) aponta que em 2024, o Piauí apresentou uma área desmatada três vezes maior do que a do ano de 2019. O estado tem como vegetação predominante o Cerrado e a Caatinga, e ocupa a quarta posição no ranking de desmatamento por unidades federativas.
Conforme o MapBiomas, a agropecuária foi responsável por quase todo o desmatamento no Piauí, com percentual acima de 90%. Outro vetor relevante é a expansão urbana, seguida por desmatamentos relacionados aos empreendimentos de energia renovável.
Mín. 20° Máx. 37°