Na noite desta segunda-feira (09), os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, participaram dá sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus, com o objetivo de apresentar aos parlamentares, o projeto do "Hemopi Itinerante". O projeto consiste em trazer esse importante serviço de saúde para região da chapada das mangabeiras, em Bom Jesus, cidade polo.
"Bom Jesus é uma cidade referência no sul do Piauí, atendendo mais de 20 municípios da região. No entanto, quando há necessidade de doação ou transfusão de sangue, enfrentamos um grande desafio: a coleta de sangue ainda não é uma realidade em nosso município.
Isso significa que, em situações emergenciais, pacientes precisam se deslocar até Floriano ou Teresina, percorrendo longas distâncias, enfrentando custos altos e, muitas vezes, permanecendo fora de casa por vários dias — uma realidade especialmente difícil para quem não tem condições financeiras.
Diante disso, estamos mobilizados para trazer o HEMOPI Itinerante para Bom Jesus. Com esse serviço, será possível realizar campanhas de doação aqui mesmo, garantindo mais acesso, segurança e cuidado para toda a população local e dos municípios vizinhos.
Essa ação é uma iniciativa da Turma 03 do curso Técnico em Enfermagem do SENAC de Bom Jesus (PI), que acredita no poder da informação, da solidariedade e da mobilização social para salvar vidas." Destacou à coordenadora e professora da turma, Lucimeire Vieira.
O Presidente da Câmara, Clécio Batista, em sua fala, elogiou à iniciativa dos estudantes, e destacou à importância desse serviço de saúde para toda região; "È um projeto de suma importância para saúde de toda região, podem contar comigo e com essa casa, que juntos vamos buscar e trazer esse importante serviço de saúde para o nosso município e região".
Mín. 20° Máx. 37°