Na tarde deste sábado, 21 de junho, o município de Bom Jesus (PI) foi palco de um importante momento de escuta e construção coletiva com a realização da Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc, de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. O evento aconteceu no prédio do antigo Fórum, atual Edifício Francisco Cruz, reunindo fazedores de cultura locais, como artistas, produtores culturais, gestores e representantes de movimentos culturais.
A escuta pública teve como objetivo apresentar, discutir e colher sugestões para a implementação da PNAB no município, além de tirar dúvidas da comunidade artística sobre os repasses e formas de acesso aos recursos destinados à cultura.
Durante o encontro, foi destacada a importância da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, que institui a PNAB como uma política pública permanente de fomento à cultura no Brasil. A lei nasceu da experiência da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc I), criada durante a pandemia de Covid-19, que destinou R$ 3 bilhões da União para ações emergenciais no setor cultural. Esse marco também impulsionou a criação da Lei Paulo Gustavo, fortalecendo a política pública de cultura no país.
Agora em sua versão permanente, a PNAB representa o maior investimento da história do Brasil no setor cultural, com a missão de garantir apoio contínuo a artistas, coletivos, espaços culturais e agentes da cultura nos estados e municípios.
A realização da escuta em Bom Jesus contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura e demais entidades envolvidas na execução da política. No momento, Gleiciane - Secretária Municipal de Cultura, reafirmou o compromisso da cidade com o fortalecimento da identidade cultural e com a valorização daqueles que fazem da arte e da cultura sua missão de vida.
Mín. 16° Máx. 35°