Proprietários de diversos estados do Brasil compareceram na manhã desta quinta-feira (26), no Parque Potycabana, para ter veículos restituídos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), 42 veículos que haviam sido roubados ou furtados foram restituídos.
Ediclecia Maria, natural de Pernambuco, tem o dia do assalto marcado em sua memória. A agricultora conta que no dia do roubo da sua motocicleta estava com a prima vindo de Trindade a Araripina, em Pernambuco, quando dois homens, apontando armas para sua cabeça, roubaram o veículo. O crime aconteceu em 2022 e a agricultora conta que não esperava mais ter seu veículo restituído.
“Foi uma sensação muito ruim. Porque a gente ter uma arma apontada para cabeça não é nada bom. Compensou muito vir buscar porque eu usei a moto dois meses quando me roubaram. Eu pensei que não recuperava mais, mas a esperança é a última que morre. Já tinha perdido as esperanças, mas graças a Deus foi recuperada”, conta.
Ao receber o veículo, alguns donos eram informados sobre adulterações no chassi, além de placas clonadas. Outros veículos colocados para restituição não possuíam mais placas e a orientação era para que eles fossem transportados por outro veículo.
A professora da rede municipal, Adriana Vasconcelos, notou que sua motocicleta teve o banco modificado e o veículo estava sem placa. Mesmo nas condições adversas, a professora, que teve o veículo roubado em maio de 2022 na cidade de Floriano, demonstrou muita felicidade ao ter de volta sua motocicleta.
“Ontem eu não dormi, não dormi, não era ansiedade, mas na expectativa. Chamei meu tio e meu primo, bora que eu recebi mensagem e tenho que comparecer pra readquirir meu bem. É muito difícil a gente trabalhar honestamente e adquirir um bem. Você ter o seu transporte, o seu transporte ser tomado de assalto. Agora eu estou tão feliz que eu já imagino a minha correria, supermercado, farmácia, de outra maneira, como era anteriormente”, afirma Adriana Vasconcelos.
Adriana Vasconcelos com sua moto restituída
A distância de mais de 600 km, entre Teresina e Maracanaú, no Ceará, não foi um impedimento para o motorista por aplicativo, Rafael Oliveira. Ele teve o veículo furtado em junho de 2024, quando deixou a sua motocicleta no estacionamento de uma festa de São João na cidade de Maracanaú.
“Compensou, com certeza. Eu rodava com carro e motocicleta. Eu também rodava no aplicativo com ela e quando ela foi furtada, eu parei, mas arranjei e comprei outra moto. Graças a Deus essa daí apareceu e eu vou ver com qual das duas motos eu vou querer ficar”, conta o motorista por aplicativo.
Motocicletas roubadas em outros estados
No pátio montado no Parque Potycabana, alguns veículos apresentavam placas do Piauí, mas em sua maioria eram dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Maranhão, Pará, Ceará e Distrito Federal.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, dentro das operações a Secretaria conseguiu apreender mais de 300 veículos. Na restituição realizada nesta quinta-feira (26) o delegado chama atenção para o fato dos veículos terem sido roubados em outras estados e circularem no Piauí.
“A grande maioria é motociclistas vítimas de mais de cinco estados da federação que vieram para o Piauí para estar recebendo seu bem de volta. O que mostra que os veículos recuperados não são furtados apenas no Piauí, mas são furtados em outros estados e ficam rodando aqui no Piauí. Até o presente momento conseguimos apreender mais de 300 veículos E vamos fazer novas restituições”, explica.