Domingo, 05 de Dezembro de 2021
23°

Poucas nuvens

Bom Jesus - PI

PIAUÍ PIAUÍ

Piauí vai iniciar vacinação de 3ª dose em público a partir de 18 anos na próxima semana

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos.

16/11/2021 às 15h07
Por: Felipe Rosal
Compartilhe:
 Piauí vai iniciar vacinação de 3ª dose em público a partir de 18 anos na próxima semana

A Secretaria Estadual de Saúde  (Sesapi) informou no início da tarde desta terça-feira (16) que vai autorizar, a partir da próxima segunda -feira (22), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid na população a partir de 18 anos. O governo do Piauí aguardava a nota técnica do Ministério da Saúde para liberar a vacinação. 

Até agora a dose de reforço só está sendo aplicada em profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, a Sesapi vai distribuir aos municípios doses de imunizantes em estoque para aplicar na população adulta em geral. A logística ficara a cargos da prefeituras.

“Temos avançando na vacinação, mas reforçamos diariamente a nossa preocupação com a manutenção dos cuidados tão essenciais para evitar o surgimento de novas variantes  e a elevação da taxa de contaminação e mortalidade”, afirma.

Foto: Roberta Aline

O Ministério da Saúde também encurtou o intervalo entre a segunda e a terceira dose. Antes eram seis meses, agora, são cinco. Os imunizante da Pfizer deve ser usado preferencialmente. Na falta desta, poderá ser usada a Astrazeneca ou Janssen.

Mais de 200 mil sem segunda dose
Florentino Neto  mostra preocupação com a quantidade de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. O Piauí possui aproximadamente 214.353  mil faltosos. 

 “A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a pandemia do Coronavírus. Pedimos a nossa população para buscar um posto de vacinação e completar o esquema vacinal. Essa nossa luta pela vacina também é um gesto de amor ao próximo. A nossa última tratativa foi no sentido de garantir a liberação por parte da Anvisa da vacina para nossas crianças de cinco a 12 anos. Também lutamos pela vacinação de nossos adolescentes. Hoje, 104 municípios já aplicam a segunda dose na juventude piauiense”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias