Uma equipe de cirurgia do Hospital Manoel de Sousa Santos, na cidade de Bom Jesus, Sul do Piauí, registrou, neste sábado (07), a retirada de um cisto gigante, de pelo menos 5 kg, de uma paciente de 66 anos.
Paciente feminino, 66 anos, da região da chapada das Mangabeiras, há 30 dias com fortes dores abdominais e alterações de hábitos intestinais. Tomografia evidenciando volumosa formação cística de natureza ovariana. Internada com piora das dores, sendo Indicado cirurgia de urgência, submentendo-se a laparotomia exploradora com anestesia geral. Peça operatória: massa cística em região anexial esquerda pesando 5 kg.
“Laparotomia exploradora”
• O que é?
É a abertura cirúrgica da cavidade abdominal para fins diagnósticos e/ou terapêuticos.A laparotomia envolve uma incisão no abdômen para acessar órgãos internos, de tamanho variável segundo o procedimento cirúrgico a ser executado, mas quase sempre grande. Uma mini-laparotomia pode envolver uma incisãode oito a dez centímetros, mas uma laparotomia exploratória pode envolver uma incisão que percorre quase todo o comprimento do abdômen
• Equipe
Anestesista: Dr Antônio Machado
Cirurgiões: Dr Renato Regis ,Dr Ângelo, Enf Fábio Santos
Técnicas de enfermagem: Geane e Aldeci
Mín. 19° Máx. 31°